M&A - Fusões e Aquisições
Compra & Venda de Empresas
Há mais de 20 anos realizamos serviços de assessoria completa em Compra & Venda de Empresas de qualquer porte e em projetos estruturados de M&A.
Assessoramos desde a estruturação e preparação da empresa, bem como na identificação, captação e negociação com investidores (Sell Side) ou com vendedores (Buy Side), até a conclusão do negócio.
As operações de M&A podem envolver fusões ou aquisições de empresas, venda integral ou parcial de ativos, acordos operacionais, alianças estratégicas, joint-ventures, IPO, além da captação de recursos via fundos de Private Equity, Venture Capital, dentre outros.
Principais Serviços
Assessoria na Compra & Venda
Assessoria técnica especializada ao Sell Side (vendedor) ou Buy Side (comprador).
Valuation Empresarial
Apuração do valor ideal da empresa através de diversas metodologias de cálculo, alinhadas com a estratégia e objetivo do cliente.
Estratégias Financeiras
Estratégias de Funding, ajuste de alocação de recursos, preparação estratégica de caixa orientado ao valor do negócio.
Inteligência de Mercado
Serviços de mapeamento e diagnóstico de mercados para assessorar na tomada de decisões empresariais.
Business
Strategy
Consultoria e Assessoria em definições de estratégias empresariais orientadas ao resultado e valor.
Diagnóstico Empresarial
Mapeamento e diagnóstico de todos os setores da empresa, com foco de identificação de oportunidades de melhoria.
Due
Diligence
Técnicas específicas para identificação e avaliação de possíveis contingências negociais.
GBV - Gestão Baseada em Valor
Metodologia de gestão baseada na geração de valor, seja monetário ou percebido. Auxilia nas tomadas de decisões.
Uso intensivo de Tecnologia
SOFTWARES ÚNICOS
Consultoria e Assessoria 100% Digital
Todos os nossos serviços especializados em consultoria ou assessoria na Compra & Venda de Empresas são realizados em plataformas digitais exclusivas. Atendemos presencialmente e também com atividades mediadas por tecnologia. Maior celeridade, eficiência e eficácia.
Possuímos tecnologia própria para repositórios de documentos com segurança por senha, agenda eletrônica e salas virtuais de reuniões com produção de atas eletrônicas por gravação de vídeo.
Software Único no mercado
Desenvolvemos uma plataforma digital onde todos os nossos processos de negociação são realizados digitalmente e garantem sigilo, segurança, agilidade e maior interação entre vendedores e compradores, garantindo assim acesso 24 X 7 a todos os documentos e controle de todas as tarefas e demandas geradas pela transação. Todo os nossos clientes possuem controle sobre os processos da consultoria e assessoria e acompanham, online, de forma independente, todas as informações sobre os seus negócios.
Maior transparência, celeridade e melhores resultados!
Metodologias próprias para atendimento específicos para BUY SIDE (Compradores) ou
SELL SIDE (Vendedores) de empresas.
Fluxo Estratégico e Tático para Operações de M&A
Assessoria ao Sell Side (Vendedor)
Após a assinatura do Mandato de Venda, as seguintes etapas são implementadas:
1) Coleta de Dados:
-
Primeiro passo na preparação da empresa para uma venda, as principais informações da empresa são coletadas visando a preparação dos documento Teaser, Infomemo e Valuation. Estes dados também servem para compreensão do contexto estratégico e elaboração da primeira versão do documento de prospecção de mercado. Neste momento eventuais ações necessárias para um futuro processo de diligência são também reportadas.
2) Elaboração do Teaser e Valuation:
-
O Teaser é um documento de uma ou duas páginas, que procura resumir as principais características da oportunidade de negócio e do mercado, ainda sem abrir o nome da empresa. O Teaser tem o objetivo de “trazer” para o processo de negociação eventuais empresas interessadas.
-
O Valuation é um documento contendo uma análise econômico-financeira da empresa que resulta na determinação do valor teórico da empresa a partir de modelagens financeiras. Destina-se somente ao nosso cliente, para ser utilizado como referência interna para comparação com ofertas comerciais ao longo do processo de negociação.
3) Elaboração do Infomemo e do Estudo de Empresas-alvo:
-
Infomemo: trata-se de um documento de 20-30 páginas contendo um resumo do posicionamento estratégico da empresa, sua estrutura, portfólio de produtos, clientes, vantagens competitivas e perspectivas futuras. Baseado neste documento, e após assinaturas de NDAs, a Neuronegócios realiza reuniões com empresas interessadas e coleta questionamentos adicionais a serem esclarecidos.
-
Estudo de Empresas-alvo: são várias as possibilidades de segmentos que podem se interessar na aquisição de uma empresa. Podemos classificá-las entre estratégicos e capitalistas:
i. Estratégicos: são empresas atuantes na mesma indústria e que se interessam em aquisições por motivos de competitividade de mercado, por exemplo participação de mercado, complementaridade de portfólio de produtos ou canais de distribuição/vendas, acesso a tecnologias ou clientes, entre fatores.
ii. Capitalistas: são empresas com interesse focado no retorno financeiro a ser obtido pelos lucros advindos da operação e/ou da realização da venda da empresa a médio/longo prazo. Fundos de Private Equity, Venture Capital e Business Angels formam este grupo de investidores capitalistas, com perfis diferentes dependendo do tamanho e da natureza dos aportes envolvidos.
A Neuronegócios submete à aprovação dos seus clientes um estudo de prospecção de empresas-alvo segmentado e alinhando expectativas transacionais com o perfil de cada segmento.
4) Prospecção ativa de mercado e assinatura de NDA´s:
A Neuronegócios utiliza-se de sua extensa rede de relacionamentos para abordar confidencialmente as empresas-alvo para averiguação de interesse.
-
NDA: do inglês “Non-Disclosure Agreement”, trata-se de um contrato de confidencialidade para proteger os interesses de nossos clientes. NDA´s são assinados com as empresas interessadas a aprofundar-se nas informações do prospecto.
5) Negociação, Recepção de Propostas e Assinatura de MOU:
A evolução das negociações conduz a propostas indicativas e, para a empresa selecionada (ou mais de uma, dependendo de condições específicas), leva à assinatura de um MOU.
-
MOU: do inglês “Memorandum of Understanding”, ou Memorando de Entendimentos, este documento formaliza a intenção de compra e as condições básicas da proposta, as quais serão averiguadas no processo de diligência. De modo similar pode ser aplicada uma Carta de Intenção com o mesmo objetivo.
6) Processo de Diligência:
A diligência é realizada pela parte compradora, seja por ela própria ou por uma empresa especializada em auditorias. A Neuronegócios atua para organizar o processo e agilizar a diligência como um todo, provendo apoio aos clientes antes, durante e após o processo.
7) Negociações de Contratos:
Passado período de diligência, podem surgir novos elementos à transação (alguns derivados da própria diligência) e que requerem novas rodadas de negociação. Neste momento começam a desenhar-se todos os detalhes do modelo de transação, em que diversos itens societários e comerciais necessitam de definição, bem como discussões a respeito de garantias e cobertura sobre condições futuras.
8) Assinatura de SPA, Acordo de Quotistas e Alterações de Contrato Social:
O Contrato de Compra e Venda (ou SPA, do inglês “Sales and Purchase Agreement”), o Acordo de Quotistas e as alterações no Contrato Social devem ser minuciosamente preparados para uma conclusão transacional de qualidade.
Cada etapa deste macro-processo demanda tempo, preparação e conhecimentos específicos.
Com a Neuronegócios nossos clientes sabem que contarão com apoio incondicional em todos os momentos.
As 11 etapas padrão do Processo de Venda de uma empresa
1. Conversas iniciais entre comprador e vendedor
Tratativas iniciais entre potencial comprador e vendedor. Nesse momento estabelece relação mutua de interesses quanto a possibilidade de vender a empresa.
2. Introdução e apresentação dos intermediadores
Nessa etapa é importante ter um intermediador para que o dono da empresa não se envolva emocionalmente na transação
3. Assinatura de Termo de Confidencialidade
O Termo de Confidencialidade conhecido em inglês com NDA tem como finalidade resguardar as partes que a negociação ocorre em sigilo.
4. Abertura dos dados da empresa
O vendedor fornece os dados para o potencial comprador de maneira restritiva para atender aos requisitos mínimos de avaliação. Nesse etapa, a empresa avaliadora e/ou intermediadora deve orientar o que pode e o que não pode ser enviado.
5. Elaboração do Laudo de Avaliação
Execução do Laudo de avaliação. As duas partes: comprador e avaliadores determinam o valor que consideram justo.
6. Apresentação do Laudo a empresa contratante
Avaliador apresenta ao potencial vendedor o Laudo de avaliação e fornece sugestões de negociação.
7. Negociação com potencial comprador
Intermediador inicia tratativas de negociação com o potencial comprador.
8. Fechamento de valores e condições, apresentação da MOU
Vendedor recebe a proposta formal e o Memorando de Entendimentos chamado de MOU, onde devem constar as condições básicas para realização da operação de compra e venda.
9. Due Diligence
Auditoria especial para mitigar riscos e apurar as informações fornecidas.
10. Fechamento dos termos e Minuta Contratual
Elaboração da Minuta Contratual por advogados.
11. Transação concluida
Encerramento/ Fechamento dos acordos e condições contratuais + assinaturas